Bolo de Fubá → Saboreie Uma Das Melhores Receitas Tradicionais

Dentre todos os tipos de receitas de bolo tradicionais, a de fubá é considerada a mais deliciosa de todas, e é muito adorada por pessoas de todos os lugares. Esta receita pode até parecer muito simples, mas é e sempre foi a favorita entre muitas pessoas.

Ele também é muito bom para as pessoas que estão de dieta e restringindo qualquer alimento que possa conter açúcar. Ele possui diversas maneiras de ser feito sem nem precisar de açúcar nem mesmo qualquer outro tipo de corante ou conservante.

A maior vantagem de um bolo de fubá é que ele é totalmente diet, tem um rápido preparo e no lugar do açúcar é possível fazer o uso do adoçante culinário. Fazendo com que o bolo fique ainda mais saboroso não causando nenhum tipo de risco de saúde aos seus consumidores.

  • Goiabada: Foi uma invenção que por sorte acabou ficando muito deliciosa.
  • Erva Doce: Foi um ótimo ingrediente, mas que muitas pessoas acabaram não gostando muito.
  • Leite Condensado: É muito bom para que o bolo fique bem mais macio e cremoso.
  • Liquidificador: É uma maneira mais rápida e prática de preparar o bolo.

Este bolo já é muito antigo, pois já é feito há muito tempo pelas pessoas, por não ser caro de fazer nem mesmo porque não da nenhum trabalho na hora de seu preparo.

Receita do Bolo

Diversas receitas podem se encontradas em diversos livros de culinária e também em alguns sites na internet. Em qualquer um deles é capaz que você possa encontrar receitas diferenciadas e uma melhor do que a outra.

Suas receitas sempre estão sendo mudadas com pessoas que a todo momento estão inovando e criando receitas novas. Que estão cada vez mais fáceis de serem feitas e que são capazes de agradar o paladar de qualquer pessoa.

Com Goiabada

É algo que as pessoas adaptaram ao bolo depois de um tempo, pois na receita tradicional do bolo não havia a goiabada. Mas que felizmente esta mistura deu muito certo e agora já é usada por muitas pessoas em todos os lugares.

Erva Doce

A erva doce é um dos principais ingredientes do bolo de fubá, que vem de sua receita tradicional. Infelizmente ela não é mais muito usado pelas pessoas nos dias de hoje porque muitas delas não gostam muito do gosto nem do cheiro que ela tem.

Em muitas receitas as pessoas estão trocando erva doce pela goiabada, simplesmente porque ela é muito gostosa e combina muito com o bolo de fubá. E ao se derreter por dentro de sua massa ao ser assado deixa sua massa bem mais macia.

Laranja

Por muitas pessoas o bolo de fubá com laranja é muito bom, mas em minha opinião não gostei muito do sabor que ele proporciona. Simplesmente porque a laranja tira totalmente o gosto do fubá, amenos que coloque muito pouco do suco da laranja, apenas para dar um gostinho mais suave.

Para que a receita fique de foma correta como é indicado é preciso que coloque 200ml do suco de laranja, só que é muito forte e acaba desaparecendo por completo com o gosto do bolo de fubá. Ou seja, compensa muito mais fazer um bolo de laranja do que mistura estes dois sabores.

Mas existem muitas pessoas que gostam deste bolo, então não posso tentar fazer com que estas pessoas deixem de gosta destes bolos só porque eu não sou muito a favor dele. Eu em particular prefiro o bolo de fubá tradicional.

Milho

A mistura de bolo de fubá com milho verde é com certeza uma ótima escolha, pois além de ficar muito saboroso ele também é capaz de satisfaze o paladar de qualquer um. Já era de se esperar que sua combinação desse certo.

Se apenas um deles já é divino, imagine então fazer uma mistura destes dois sabores, já era de se esperar que ficasse melhor ainda. Pois eu mesmo procurei mais sobre como fazer este bolo e assim o fiz e minha casa.

De inicio pensei que não fosse ficar muito bom, porque pensei que fazer a mistura de dois sabores ia fazer com que um tirasse o sabor do outro. Mas na verdade fez com que seus sabores se destacassem ainda mais.

O mais importante é que o milho de preferência seja aqueles de lata que são compradas em supermercados, para que possa aproveitar a sua água. Que é muito importante para que ele não fique muito seco, mas sim bem úmido e fofinho.

Leite Condensado

São muitas as maneiras de poder fazer o bolo de fubá, só que a mais preferida pelas pessoas é com o uso de leite condensado. Na qual existem muitas maneiras diferentes de fazer o seu uso neste magnifico bolo que agrada o paladar de qualquer um.

O leite condensado é muitas vezes usado como uma cobertura para o bolo, tanto ele puro por sima do bolo como também misturados com chocolate para fazer uma outra calda. Que de ambos os jeitos o bolo fica muito delicioso.

O mais recomendado é que use o leite condensado no meio da massa para que ela fique bem mais saborosa, molhadinha e bem mais macia. Sem contar também que fica com um sabor bem mais saboroso destacando em si cada um de seus sabores.

O melhor é que tudo isso pode ser feito sem ter que gastar muito dinheiro, pois o fubá e todos os outros ingredientes para poder fazer o bolo são bem baratos e fácies de serem encontrados em qualquer supermercado ou padaria.

Bolo de Fubá Cremoso

Sem dúvidas é a melhor escolha na hora de fazer um bom bolo, sendo que para pode o faze não é necessário muito trabalho nem mesmo tempo para poder o fazer. A melhor maneira para poder fazer ele é o bater no liquidificador para que possa ficar com uma consistência mais fofinha impedindo que ela se esfarele.

A melhor maneira de fazer com que ela fique bem cremoso é usa um pouco mais de leite e leite de coco, para que sua massa fique bem mais molhadinha. Porém para poder o deixar ainda melhor é possível que coloque um pouco de queijo parmesão alado na hora de mexer sua massa.

Para ter resultados melhores ainda é melhor que coloque um pouco de pedacinhos de goiabada ao bater sua massa no liquidificador. Que ajuda a misturar bem mais a goiabada por toda a massa do bolo de fubá.

Com certeza muitas pessoas preferem o bolo de fubá cremoso simplesmente pelo fato de que ele não esfarela, nem mesmo se desmancha na hora de desenformar ou na hora de comer.

Com Queijo

O queijo não faz parte da receita tradicional do bolo de fubá, ela foi adaptada depois de um certo tempo, que acabou fazendo com ele acabasse ficando muito conhecido e muito usado por diversas pessoas em sua receita.

Ele foi usado principalmente para poder substitui a erva-doce de sua receita original, mas que por sinal acabou virando mesmo parte de sua receita. Que a cada dia vem sendo mais usada na receita de muitas pessoas no país inteiro.

Mesmo ele ter sido apenas um teste pelas pessoas que não gostavam de erva doce ele acabou ficando realmente muito famoso e adoado por diversas pessoas. O queijo mais recomendado é o parmesão ralado.

O queijo parmesão ralado é usado no recheio do bolo de fubá para que ele fique mais cremoso e com uma consistência um pouco mais firme. Também realçando ainda mais o seu sabor dando um toque mais delicado a todos os seus sabores.

Bolo de Fubá Simples

Para poder fazer um bom bolo não é preciso encher ele com recheios, cobertura, decorações extravagantes nem qualquer outro tipo de coisa para decorar ele. Um simples bolo bem feito já é o suficiente para qualquer um.

Sabendo fazer um bom bolo para poder tomar um café da manhã, um lanchinho no meio da tarde já é o suficiente. E é muito bom principalmente para aquelas pessoas que encaram muita correria em seu dia a dia, pois ele é um bolo de rápido preparo.

Não é como muitas pessoas imaginam, na qual para um bolo ficar gostos deve-se passar diversas horas a cozinha o preparando. Que também existem receitas deliciosas que não exigem esforço nenhum da pessoa para poder fazê-lo.

Enquanto o bolo de fubá está morninho, é capaz de combinar com café, chás ou qualquer outro tipo de bebida quente, ainda mais se for feito em um tempo chuvoso de frio. Pois não há nada mais saboroso do que um bolo de fubá para podermos saborear e agradar nosso paladar.

Todas as receitas de bolos de fubá que podem ser encontradas são realmente bem variadas, desde as mais simples até aquelas mais decoradas e elaboradas.

O melhor desta receita é que muitas delas mesmo sendo simples são totalmente livres de qualquer tipo de gordura e são totalmente saudáveis.

De Liquidificador

O bolo de fubá de liquidificador é bem tradicional e uma das mais conhecidas pelas pessoas, que desde muito tempo atrás vem sendo feita por muitas famílias. Em especial ele é mais feito aqui no Brasil, que é praticamente o seu país de origem.

Esta receita de bolo de fubá é muito eficiente pois não é preciso ter que fazer muita bagunça com potes e colheres para poder fazer a massa do bolo, somente é preciso colocar todos os seus ingredientes no liquidificador e bater.

Após todo este processo é só colocar a massa do bolo em qualquer forma que desejar untada com manteira e farinha de trigo, em seguida levar ao forno em temperatura média e esperar que fique pronto.

Tudo isso é feito com muitas velocidade, sem perder muito de seu tempo e nem se quer fazer muita bagunça em sua cozinha. Depois é só degustar de seu delicioso bolo de fubá e se sentir orgulhosa de si mesma por ter feito um bolo tão delicioso.

Cozido

Não existe nada melhor do que comer um bolo fresquinho no café da manha junto com a família, principalmente no fim de semana. Ainda mais se for um bolinho de fubá, fresquinho, fofinho e bem saboroso.

Existem muitos tipos de receitas de bolo de fubás diferentes, mas a que está cada vez ficando mais presente nas mesas das pessoas é o bolo de fubá cozido. Na qual a sua massa deve ser bem cozida antes de ser levada ao forno e assada.

Esta receita pode ficar ainda maior se for feita com goiabada como o seu recheio, e por cima colocar uma calda de chocolate ou caramelo para dar um melhor complemento. Que quando jovem sempre comia, pois minha avó assava quase todos os fins de semana.

Outro grande motivo por ele ser muito adorado por diversas pessoas é pela sua consistência, que derrete ao ser colocada na boca. Sem contar também que ele é bem geladinho, macio e tem uma massa bem leve.

O melhor de cozinhar antes de assar é que depois de estar cozido ele não esfarela, pois sua consistência é bem firme e fofinha. Porém muitas pessoas acabam deixando o bolo queimar quando está sendo assado.

É preciso que tomem muito cuidado ao fazer o teste do palito no bolo, pois ao furar ele, irá parecer que ele está crú por estar bem mole. Mas é preciso verificar que o palito irá sair seco, que é o erro que muitas pessoas vêm cometendo na hora de assar este bolo de fubá.

Fofinho

O bolo de fubá fofinho é igualzinho o da vovó, ela é como aquelas receitas antigas na qual se colocava erva-doce em sua massa para ficar com um cheiro melhor. Em sua receita original vai uma pequena quantia de erva-doce, mas quem não gosta pode optar por não colocar.

Uma das maneiras para que o bolo fique ainda mais gostoso é colocar um pouco de queijo parmesão ao invés de erva doce. Que faz com que fique um pouquinho mais cremoso e ótimo para se comer com chá ou café.

Este bolo sem dúvidas é o favorito entre muitas pessoas, e que na culinária brasileira ele é um dos pratos mais conhecidos. E simplesmente pelo fato de ser muito saboroso e bem fácil de ser feito, sem contar também o seu rápido tempo de preparo.

Um dos fatos de ele ser o favorito entre muitas pessoas é porque ele possui receitas totalmente saudáveis e sem nenhum glúten. E que para fazer um bom acompanhamento muitas pessoas colocam alguns outros tipos de especiarias como amoras, framboesa, chá verde e camomila, que são ótimos principalmente no frio.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

5 Comments

  1. Julia Pinto
  2. Lucio Carlos
  3. Fabiana Costa
  4. Marielle Silva
  5. Maria Nice